Livraria Sousa Lda. mobiliza materiais escolares para Escolas da ilha do Sal
#FICASE #AçãoSocialEscolar #UmaDoaçãoUmKitEscolar #KitEscolar #MateriasEscolares #livrariasousalda #IlhadoSal #DelegaçãoMESal
No início do Ano Letivo 2021/2022, na sequência do lançamento da Campanha Anual de Mobilização de Kits Escolares, fomos contatados pela Livraria Sousa Lda., na pessoa da senhora Sílvia Sousa, mostrando-se disponível a fazer uma campanha que beneficiasse Escolas da ilha do Sal, com materiais escolares.
De imediato, agradecemos o interesse e partimos para a estratégia a ser utilizada. Conforme Sílvia Sousa, a campanha consistia na oferta de um Kit Escolar à campanha promovida pela FICASE (1 caderno, caneta, lápis, borracha, cola branca, tesoura e um livro infantil), em cada compra a partir de 2.500$00, na sua loja nos Espargos.
Para entender melhor como funcionou a campanha e os resultados alcançados, estivemos à conversa com a senhora Sílvia Sousa. Entre na conversa e saiba tudo sobre este gesto de solidariedade da Livraria Sousa, Lda. e seus clientes, que contou com a colaboração da Delegação do Ministério da Educação no Sal.
1. Para começar, Sílvia Sousa, apresente a si e a Livraria Sousa, Lda.
Chamo-me Sílvia Sousa e sou professora de Língua Portuguesa, trabalho no Colégio Letrinhas e sou sócia da Livraria Sousa, Lda., uma loja que coloca à disposição do mercado materiais de papelaria e livros, desde técnicos a didáticos e infantojuvenis.
2. Como tomou conhecimento da Campanha Anual de Mobilização de Kits Escolares?
Há algum tempo que tinha ouvido o Presidente da FICASE apelando a que as delegações façam também o seu papel de angariar apoios nas ilhas. Este ano, perante as consequências da pandemia, achei que poderíamos ajudar os outros ajudando-nos também a nós.
3. Como decorreu a campanha na vossa loja. Como foi a reação dos clientes à proposta?
Quando se coloca a possibilidade de o cliente adquirir um produto e daí surgir uma oferta, julgo que as pessoas se sentem compensadas. Foi o que aconteceu – houve um sentimento de solidariedade.
A campanha decorreu dentro do período de venda de material escolar – entre setembro e outubro de 2021. Foram angariados trezentos kits escolares, dos quais 200 foram doados pelas empresas APP, APP Ambiente e NETSAL. Especificamente, foram angariados 550 cadernos agrafados, 175 livros de atividades do corpo humano, 300 lápis de carvão, 300 borrachas, 300 afiadores metálicos/plásticos, 300 canetas, 175 tubo de cola batom, 125 caixas de lápis de cor e 125 tesouras escolares, num montante global de 148 602,00 (cento e quarenta e oito mil e seiscentos e dois escudos).
Para tal, contaram com participação de muitos clientes, pelo que para o ano letivo 2022/2023, prevê-se a continuidade de promoção de solidariedade desta forma.
A finalizar, Sílvia Sousa deixou a seguinte mensagem à comunidade educativa e à sociedade civil: elevar a qualidade da educação em Cabo Verde envolve muito mais do que levar os alunos a aprender conteúdos, implica uma mudança de mentalidade que só nas escolas é possível desenvolver. Continua dizendo, que há que cultivar a crença de que todos podemos, todos somos capazes, que se alguém faz, eu também posso fazer, e que se ninguém conseguiu fazer até hoje, eu posso ser o primeiro a fazê-lo, a consegui-lo. No fundo, a autoestima das nossas crianças deve estar acima de tudo e o saber fazer já não sobrevive só sem o saber ser e o saber estar.
Fotografias: Livraria Sousa, Lda.
FICASE
Juntos para uma Educação Inclusiva e de Qualidade